Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - O dia hoje (3) amanheceu ensolarado em Curitiba, a frente fria que estava sobre o Paraná afasta-se em direção ao Sudeste, mas ainda deixa muita instabilidade, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas à tarde na capital paranaense.
A forte chuva que atingiu a região metropolitana por cerca de duas horas, no final da tarde de ontem (2), provocou a morte de um homem, que foi arrastado pela correnteza do Rio Belém, causou alagamentos e estragos em vários bairros.
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Instituto Tecnológico Simepar, o que tem acontecido são pancadas fortes e repentinas devido às altas temperaturas. “As canaletas não conseguem dar vazão, bueiros e rios transbordam e provocam transtornos para as regiões atingidas. Ontem, em apenas uma hora choveu 40 milímetros [mm], o normal para todo o mês de abril são 95 mm de chuva. Na sexta-feira, em menos de 15 minutos, choveu 24,4 mm”, explicou.
De acordo com o meteorologista, nos setores mais a leste e norte chove a qualquer hora do dia, e as temperaturas ficam mais amenas. No interior faz um pouco de calor, e as precipitações ganham força nas próximas horas também devido ao maior aquecimento. A temperatura máxima no estado neste domingo será 27 graus Celsius (ºC).
Edição: Talita Cavalcante