Secretário-geral da ONU oferece apoio ao Japão

11/03/2011 - 14h51

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, enviou condolências hoje (11) ao povo japonês após o terremoto de 8,8 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o país, seguido por um tsunami.

Ele afirmou que o mundo está chocado e entristecido com as imagens do Japão na manhã de hoje. Ban Ki-moon lembrou que o país faz parte do grupo de doadores mais generosos da ONU e disse que o órgão fará tudo o que puder para ajudar.

Segundo o secretário-geral, o Escritório de Coordenação Humanitária será acionado em breve para mobilizar assistência humanitária e equipes de redução de risco o mais rápido possível.

“Observaremos de perto as consequências dos tremores em todo o Pacífico e Sudeste Asiático durante todo o dia”, disse. “Tenho sinceras esperanças de que, sob a liderança do primeiro-ministro Kan Naoto, com o pleno apoio e solidariedade da comunidade internacional, o povo e o governo do Japão sejam capazes de superar este momento difícil assim que possível”, completou.

Edição: Juliana Andrade