Aristide retorna ao Haiti às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais

11/03/2011 - 15h29

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Nos próximos dias, o ex-presidente do Haiti Jean-Bertrand Aristide vai retornar ao país. Vivendo na África do Sul desde que foi pressionado a deixar o poder em 2004, ele regressa ao Haiti no momento em que o país se prepara para o segundo turno das eleições, que ocorrerá no dia 20. A volta de Aristide foi confirmado por assessores do governo sul-africano.

 

As informações são da agência pública portuguesa, Lusa. Representantes do governo haitiano e dos Estados Unidos advertem que há ameaças de Aristide querer influenciar o processo eleitoral haitiano ao retornar ao país justamente há uma semana das votações. Também regressou ao país o ex-presidente haitiano Jean Claude Duvalier, o Baby Doc.

 

Baby Doc e Aristide são suspeitos de corrupção e acusados de uma série de violações aos direitos humanos. Porém, há três semanas, simpatizantes de Aristide promoveram em Porto Príncipe – capital haitiana – um protesto, indicando que não aceitam restrições ao retorno do ex-presidente ao país.

 

De acordo com o Conselho Eleitoral Provisório do Haiti, 200 observadores estrangeiros, sob coordenação da Organização dos Estados Americanos (OEA), acompanharão as eleições no próximo dia 20. Disputarão a presidência o cantor Michel Martelly e a ex-primeira-dama Mirlande Manigat.

 

O segundo turno das eleições presidenciais no Haiti ocorrerá depois de a OEA ter constatado a existência de fraudes na primeira etapa do processo eleitoral. Paralelamente o país vive sob o medo do agravamento da epidemia de cólera que já matou cerca de 4 mil pessoas e da necessidade de reconstrução da região – devastada pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010.

 

Edição: João Carlos Rodrigues