Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A embaixadora portuguesa Ana Paula Zacarias será a nova chefe da delegação da União Europeia (UE) no Brasil a partir deste ano. É a primeira vez que uma mulher assume o cargo. Ao escolher Ana Paula para o cargo, a chefe da Diplomacia da UE, Catherine Ashton, lembrou que o Brasil é comandado pela presidenta Dilma Rousseff – primeira mulher a presidir o país.
Ana Paula Zacarias substitui o também embaixador português João José Soares Pacheco, que assumiu funções na área agrícola do bloco, em Bruxelas, na Bélgica. Em nota divulgada hoje (9), o presidente da UE, Luigi Gambardella, destacou a importância da escolha de uma mulher para comandar a delegação no Brasil.
“É um bom sinal e uma boa notícia, tanto para a Europa, como para o Brasil. A experiência e o talento de Ana Paula Zacarias serão valiosos e certamente contribuirão para reforçar ulteriormente as ligações e a cooperação”, disse Gambardella. As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.
No começo de janeiro, antes de deixar o posto em Brasília, Soares Pacheco afirmou à Agência Brasil que a tendência é de a União Europeia ampliar as relações com o país. Na ocasião, o embaixador português elogiou o plano de erradicação da pobreza, que será lançado este mês.
Pela previsão das autoridades brasileiras, haverá um cronograma com metas bem definidas e prestação anual de contas. Haverá ainda um comitê gestor que vai considerar a inclusão produtiva, a ampliação da rede de serviços e da transferência de renda.
Edição: Lílian Beraldo