Papa Bento XVI recomenda que o homem preserve a natureza

09/03/2011 - 11h05

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em mensagem pelo lançamento da Campanha da Fraternidade de 2011, cujo tema é Fraternidade e Vida no Planeta, o papa Bento XVI apelou hoje (9) para que as pessoas se esforcem para mudar mentalidade e atitudes como “salvaguarda da criação”. Segundo ele, para o ser humano conquistar a plenitude deve aprender a superar suas fraquezas e respeitar a natureza como parte da vida e não seguindo uma ordem autoritária e dominadora.

A campanha é a 47ª lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas e a busca de ações que preservem a vida no planeta estão entre os principais objetivos da campanha.

"Pensando no lema da campanha 'A criação geme em dores de parto', que recorda as palavras de São Paulo na Carta aos Romanos, podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano”, disse Bento XVI, na mensagem, divulgada pela rádio oficial do Vaticano.

“Contudo é igualmente verdadeiro que a criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Assim como o pecado destrói a criação, esta é também restaurada quando os filhos de Deus cuidam do mundo a fim de que Deus seja tudo em todos", afirmou o papa.

"O primeiro passo para uma correta relação com o mundo que nos circunda é o reconhecimento, da parte do ser humano, de sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor", disse Bento XVI.

Na mensagem, o papa afirma ainda que o homem passará a ser respeitado à medida que resguardar a natureza e o meio ambiente. "O dever de cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao ser humano, não para que ele exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide dela como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros", disse.


Edição: Lílian Beraldo//O título e a matéria foram alterados para correção de informações