Forças de Khadafi continuam bombardeando cidades tomadas por rebeldes na Líbia

08/03/2011 - 17h17

Da BBC Brasil

Brasília - As forças ligadas ao ditador líbio, Muammar Khadafi, voltaram a bombardear regiões tomadas pelos rebeldes do país hoje (8). A cidade de Ras Lanuf, próxima à capital Trípoli, foi o alvo dos mísseis lançados por caças líbios. Segundo a agência de notícias, o objetivo do bombardeio era evitar que os rebeldes tomassem a cidade, que é considerada um importante polo produtor de petróleo. Ras Lanuf foi ocupada pelos rebeldes na última sexta-feira (4).

Ainda de acordo com a BBC, não há informações claras sobre vítimas, mas moradores do local garantiram que a cidade está em cinzas e que crianças estão entre os mortos.

Enquanto os ataques continuam, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) avalia as opções militares para tentar frear a ofensiva de Khadafi contra a população. Os países árabes do Golfo Pérsico também pediram ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para promover um bloqueio aéreo à Líbia.

A decisão, no entanto, ainda não é consensual porque a Rússia, que tem poder de veto no Conselho de Segurança, já declarou se opor a qualquer intervenção militar no país árabe. Além disso, fontes ouvidas pela BBC acreditam que o bloqueio aéreo não impediria as forças de Khadafi de continuarem avançando contra os rebeldes e representaria apenas uma resposta à cobrança da comunidade internacional.