Emprego na indústria fluminense cresce pelo 21º mês consecutivo

01/03/2011 - 19h32

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Emprego na indústria fluminense cresceu em janeiro. É o vigésimo primeiro mês consecutivo de alta do pessoal empregado. De acordo com o boletim Indicadores Industriais, divulgado hoje (1º) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o pessoal ocupado subiu 2,4% em comparação a dezembro de 2010 e 8,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

“Isso evidencia, na verdade, as grandes perspectivas para os próximos anos”, afirmou em entrevista à Agência Brasil o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês. Na variável pessoal ocupado, os grandes responsáveis pelo aumento foram as indústrias metalúrgica, mecânica e de minerais não metálicos, “que têm amplas perspectivas de crescimento no estado do Rio nos próximos anos”, disse o economista.

Segundo Guilherme Mercês, isso se explica em função da realização dos megaeventos esportivos no estado, além dos projetos relacionados à construção civil e à exploração de petróleo na camada pré-sal. Os aumentos consecutivos do indicador emprego já acumularam mais de 54 mil vagas abertas no estado do Rio de Janeiro. “É bastante coisa”.

As vendas em janeiro, como os economistas da Firjan previam, mostraram estabilidade. A alta na série dessazonalizada, isto é, retiradas as características sazonais do período, foi de 0,3% em relação ao mês anterior. Já na comparação com janeiro de 2010, observou-se queda de 2,7% nas vendas reais da indústria fluminense.

“Houve uma estabilidade em janeiro até porque os índices de dezembro vieram altos”. Guilherme Mercês lembrou que o primeiro trimestre do ano passado foi atípico porque o Brasil estava no ápice do processo de recuperação após crise internacional. As perspectivas continuam de aceleração. “Embora o resultado de 2010 desenhe uma forte base de comparação, a expectativa é de continuidade do crescimento da indústria fluminense em 2011”, afirmou.

 

Edição: Aécio Amado