Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Técnicos da Defesa Civil do município de São Paulo estão avaliando hoje (1º) a estrutura de dez casas interditadas no bairro da Vila Maria, na zona norte da cidade, depois das fortes chuvas de ontem (28) que causaram, na mesma região, o desabamento de seis imóveis. Em um bairro vizinho, a Vila Gustavo, a parede de um supermercado também caiu, ferindo levemente uma funcionária.
As zonas norte e leste foram as mais afetadas pelo temporal. Só na zona norte o volume de chuva atingiu 130,8 milímetros (mm), quase o total acumulado no mês em toda a cidade até o último domingo (188,1 mm) e 60% da média histórica para esse período na cidade, que é de 217 mm. Com essas ocorrências, o mês de fevereiro fechou com um total de 239 mm, ou 10% superior à média histórica.
O Rio Tietê transbordou, impedindo a circulação de veículos entre as pontes do Limão, na altura da Casa Verde, e Aricanduva, na zona leste. Como essa via é uma das principais utilizadas tanto no acesso às rodovias quanto nas interligações das várias regiões da cidade, o trânsito permaneceu parado por várias horas.
Hoje não há mais pontos de alagamentos, mas a circulação de veículos ainda é prejudicada por causa de 61 semáforos que estão apagados ou com defeito, piscando no amarelo.
Edição: Graça Adjuto