Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo da Alemanha anunciou hoje (1º) o congelamento de uma conta bancária de um dos filhos do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, no valor de 2 milhões de euros. Khadafi tem dois filhos, mas o nome do dono da conta não foi divulgado. O congelamento da conta bancária ocorre no momento em que o Conselho de Segurança das Nações Unidas fixou uma série de sanções que atinge o líbio.
Pela resolução do conselho, todos os bens de Khadafi e de sua família serão congelados. Também foi definido o embargo à venda de armas à Líbia e a recomendação para a abertura de investigações sobre denúncias de crimes contra a humanidade. As informações são da agência pública de Portugal, a Lusa.
O ministro da Economia da Alemanha, Rainer Bruederle, disse que o congelamento de uma conta bancária de um dos filhos de Khadafi “é um claro sinal de que a Alemanha trabalha ombro a ombro com a União Europeia, e está ao lado dos que exigem democracia e um estado de direito na Líbia”.
Segundo Bruederle, a decisão ocorreu antes da entrada em vigor da determinação do Conselho de Segurança e da União Europeia – que seguiu a mesma linha do conselho – no esforço de impedir que os bens sejam retirados do país.
Edição: Juliana Andrade