Teresópolis registra oito casos de leptospirose e número na região serrana sobe para 42

11/02/2011 - 20h32

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Secretaria de Saúde de Teresópolis divulgou que o número de casos de leptospirose no município saltou de cinco para oito, nos dois últimos dias, fazendo com que o número total da região serrana do Rio passe para 42.

Boletim semanal da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro publicado na última quarta-feira (9) indicava que a região serrana tinha o registro de 39 casos da doença desde o início das chuvas de janeiro.

Em Teresópolis, segundo a prefeitura, o temporal do dia 12 de janeiro causou a morte de 372 pessoas, deixando 6.727 mil desabrigados e 9.110 desalojados. Até o momento, no município, há 185 notificações de casos suspeitos de leptospirose. “Todos os possíveis infectados com a doença fazem tratamento domiciliar e há um caso de internação.”

A prefeitura de Teresópolis está fazendo uma campanha de orientação aos moradores sobre medidas preventivas para evitar uma epidemia da doença e de outros males recorrentes depois de períodos chuvosos em que as enxurradas trazem lixo e fazem subir o esgoto das ruas.

O município com o maior número de casos de leptospirose, até o último boletim do governo estadual, é o de Nova Friburgo, onde 32 casos da doença já foram confirmados.

Edição: Lana Cristina