UFRJ vai ampliar ações de apoio às vítimas das chuvas na região serrana

25/01/2011 - 15h55

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informou hoje (25) que vai ampliar as ações de apoio às vítimas das chuvas na região serrana do estado. Segundo a UFRJ, a intenção é moldar um programa interdisciplinar, de médio a longo prazo, para as intervenções. Tudo articulado com outras instituições de pesquisa e de ensino, que visam à reconstrução das cidades atingidas pela catástrofe.

De acordo com a assessora especial da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, Isabel Azevedo, a iniciativa também passa pela montagem de um programa de extensão universitária na região, visto que professores, alunos e técnicos da universidade participarão do projeto. O plano de ações está sendo detalhado de acordo com a demanda da região.

“Estamos planejando ações de médio a longo prazo com o objetivo de ajudar na recuperação econômica do município, na avaliação das áreas que foram atingidas, na questão de assistência social, do campo da saúde, do direito, enfim, um mundo de coisas com necessidade que a universidade contribua”, disse ela.

Entre as ações que ampliarão o apoio às cidades atingidas estão o envio de profissionais de saúde aos abrigos públicos, assessoria de arquitetos e engenheiros para avaliar a situação das casas atingidas, assistência jurídica e de serviço social para quem perdeu documentos, apoio psicológico às vítimas, além de atividades pedagógicas e culturais para os desabrigados, especialmente as crianças. Desde o início da tragédia, a UFRJ já atua na região, doando medicamentos e enviando apoio de profissionais técnicos.

Para Azevedo, a universidade é pública e está cumprindo o seu papel social. “A gente tem uma situação social grave. Precisamos atuar e formar os alunos em programas de extensão para que eles aprendam a lidar com esse tipo de problema. As pesquisas precisam ter uma função social, a universidade precisa estar cada vez mais próxima dessas questões”, avaliou a assessora.

Edição: Vinicius Doria