ONG ajuda vítimas da enxurrada em Nova Friburgo

16/01/2011 - 14h18

Thais Leitão

Enviada Especial

 

Nova Friburgo (RJ) - Uma equipe de saúde com dez voluntários da organização não governamental (ong) Viva Rio chegou hoje (16) ao município de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, para reforçar os atendimentos às vítimas das chuvas.

 

Logo cedo, eles se concentraram na sede da prefeitura, ao lado do espaço onde foram montadas as tendas do hospital de campanha da Marinha, e receberam as orientações de funcionários da secretaria de Assistência Social do município. Eles se dividiram para percorrer alguns abrigos onde estão cerca de 5.200 pessoas que perderam suas casas.

 

A médica Samantha Pereira nem sabia para onde seria designada ainda, mas já tinha um estetoscópio pendurado ao pescoço. Pela primeira vez, ela iria trabalhar para ajudar vítimas de tragédia.

 

“Deixei minha casa e meu marido e vim ajudar porque a gente soube que muitas pessoas que estão nos abrigos e em comunidades fortemente atingidas ainda não receberam atendimento médico, apesar de todos os esforços oficiais e de voluntários”, afirmou.

 

Foram montados em Nova Friburgo 32 abrigos. Escolas, igrejas, clubes e outras instituições cederam seus espaços para as famílias

 

De acordo com o balanço divulgado pela prefeitura no fim da manhã de hoje (16), as autoridades já contabilizam 271 mortos na cidade.

 

Alguns bairros ainda estão sem água e sem energia elétrica. No início desta tarde voltou o chover fraco na região.

 

Edição: João Carlos Rodrigues