Defesa Civil libera casas interditadas em Carapicuíba, na Grande São Paulo

15/01/2011 - 14h38

Marli Moreira

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo - Equipes da Defesa Civil de Carapicuíba, município localizado na zona oeste da Grande São Paulo, vistoriaram na manhã de hoje (15) 50 casas que fazem parte de um grupo de 150 moradias mapeadas como área de risco de deslizamentos e de inundações, no bairro Jardim Novo Horizonte. Os engenheiros constataram que a estrutura não foi abalada pelas enchentes de ontem (14), informou o coordenador da Defesa Civil daquela cidade, José Almeida.

 

Entre as casas vistoriadas e liberadas estavam 20 que tinham sido interditadas ontem (14), logo após o temporal que provocou o transbordamento do Córrego Jardim Novo Horizonte . As áreas mais afetadas foram as ruas Terra, Plutão e Viela Libra, próximo ao córrego da região.

 

Além de queda de muros, três casas desabaram, mas elas já não eram mais habitadas desde as cheias de dezembro de 2009, quando havia sido decretado estado de emergência. Os antigos moradores passaram a residir em imóveis alugados e pagos por meio do Bolsa Aluguel, informou Almeida. “Somos abençoados por Deus”, disse ele, comemorando o fato de não ocorrido mortes no município por causa da chuva.

 

Na capital paulista, as chuvas de ontem foram mais intensas na zona sul da cidade. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), na média o volume de água atingiu 28,4 milímetro. Desde a manhã de hoje (15), a cidade tem sol entre nuvens e temperatura em elevação. O calor e a grande concentração de umidade podem provocar pancadas de chuva em pontos isolados, de forma leve e moderada. A previsão é de que as chuvas fortes só voltem a ocorrer a partir da próxima terça-feira (18).

 

Edição: João Carlos Rodrigues