Transmissão de cargo concorrida no Ministério do Desenvolvimento Social

02/01/2011 - 17h22

Amanda Cieglinski

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – A quinta cerimônia de transmissão de cargo do governo da presidenta Dilma Rosseff foi uma das mais concorridas do dia. Tereza Campello, economista paulista e ex-assessora da Casa Civil durante o governo Lula, assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) hoje (2), no lugar de Márcia Lopes. O auditório estava lotado de familiares, amigos, funcionários do ministério, políticos e membros do governo que começa e do que terminou ontem. Muitos convidados ficaram em pé durante o evento.

 

Além da agora ex-ministra Márcia Lopes, vários ministros que deixam suas pastas nesta semana estiveram na cerimônia, como Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário. Outros nomes que continuam no governo Dilma, como Fernando Haddad, da Educação, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, também foram cumprimentar Tereza. Novos nome da Esplanada, como Maria do Rosário, que assumirá a Secretaria Especial de Direitos Humanos, e Miriam Blechior, do Planejamento, também estavam na cerimônia. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, ficou em pé durante boa parte da cerimônia.

 

Após o discurso de Tereza, os convidados permaneceram mais de uma hora no local para prestar os cumprimentos. No governo Lula, ela coordenou projetos estratégicos na Casa Civil. Construiu a carreira no Rio Grande do Sul, onde trabalhou nos governos de dirigentes petistas desde o final da década de 90, como Olívio Dutra e Tarso Genro. É economista formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e casada Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT.

 

No final da cerimônia, Tereza apressou os cumprimentos para seguir para a posse do colega Gilberto Carvalho. Ao todo, sete ministros assumem o cargo neste domingo.

 

Edição: João Carlos Rodrigues