No DF, população espera novo governo livre de denúncias de corrupção

01/01/2011 - 10h26

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O novo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), toma posse agora de manhã na Câmara Legislativa. Enquanto a cerimônia não começava, populares se aglomeravam na entrada do prédio para acompanhar a chegada do futuro governador ao som da banda do Corpo de Bombeiros.

Nem a chuva atrapalhou os planos das pessoas que vieram de todo o DF e da região do entorno. Sem autorização para entrar na Câmara, eles não puderam acompanhar a posse, pois não havia telão transmitindo a cerimônia.

As motivações para participar do evento são diversas, mas o desejo de que o novo governo fique longe de denúncias de corrupção é um ponto comum. No ano passado, Brasília passou por uma turbulência política quando o então governador José Roberto Arruda (sem partido) foi pivô de denúncias que resultaram em sua saída do governo.

“O que ocorreu com o Arruda ficou como exemplo. Espero que essa chuva lave o que ficou de podre no ano passado”, afirmou Yiá Suely, que veio de Sobradinho (cidade do DF) para acompanhar a posse.  

Entre os principais desafios do novo governo, ela citou a saúde, a educação e a segurança. O trio de prioridades se repete para Hudson de Oliveira, do Guará, e para Maria do Amparo, de Ceilândia. Ambos disseram que quase não aproveitaram a virada do ano para acordar antes das 7h e prestigiar o evento. Oliveira acredita que o fato de o governo local ser do mesmo partido do federal trará mais benefícios para o DF.

Edição: Graça Adjuto