Alckmin assume hoje governo de São Paulo

01/01/2011 - 9h29

Alex Rodrigues e Marli Moreira
Repórteres Agência Brasil

São Paulo - Eleito com mais de 11,5 milhões de votos, o tucano Geraldo Alckmin, 58 anos, assume hoje (1º) o cargo de governador do estado de São Paulo. A cerimônia, que acontece na Assembleia Legislativa estadual, começou às 10h10, com um plenário lotado.

Esse será o terceiro mandato de Alckmin à frente do Poder Executivo estadual. Da primeira vez, em 2001, Alckmin, então vice-governador, assumiu após o também tucano Mário Covas se afastar do cargo para tratar um câncer. No ano seguinte, Alckmin foi eleito governador pela primeira vez.

Alckmin chegou à Assembleia às 9h40, na companhia da mulher, Lu Alckmin, e do vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos. A comitiva foi recebida pelo presidente da casa legislativa, o deputado estadual Barros Munhoz.

Após o discurso do governador, os dois seguirão para o Palácio dos Bandeirantes, onde serão recepcionados pelo atual governador, Alberto Goldman (PSDB). A cerimônia servirá também para que Alckmin emposse os novos secretários estaduais. Depois disso, está previsto que ele siga para Brasília (DF), onde irá acompanhar a posse da presidenta eleita Dilma Rousseff (PT).

A cerimônia pode ser acompanhada, ao vivo, pela página do governo estadual na internet. O endereço é www.saopaulo.sp.gov.br

Edição: Talita Cavalcante