Desabamento em São Paulo pode provocar interdição de até 100 casas

08/12/2010 - 22h07

Elaine Patricia Cruz

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo - O desabamento de dez casas na tarde de hoje (8), na Vila Matilde, na zona leste da capital paulista, ainda pode provocar a interdição de até 100 casas, disse o secretário municipal da Coordenação de Subprefeituras, Ronaldo Camargo.

 

No último levantamento divulgado pela administração municipal, por volta das 20h, além das dez casas que desabaram, outras dez caíram parcialmente e 45 estão interditadas até o momento. Mas o número pode aumentar. “Interditaremos até 100 casas que estão sendo objeto de avaliação”, disse o secretário.

 

As casas de alvenaria e de médio padrão que desabaram foram construídas numa área irregular, no alto de uma encosta. Na noite de ontem (7), os moradores perceberam uma movimentação em suas casas, ouviram alguns barulhos e, pela manhã, acionaram o telefone de emergência da Defesa Civil.

 

A Defesa Civil conseguiu retirar as famílias do local antes que as casas mais altas começassem a cair sobre as demais. Isso evitou que houvesse vítimas no acidente.

 

Alguns moradores vivem no local há mais de 15 anos, como é o caso de Geangela Martins Santos, que teve a casa destruída no desabamento. “A casa começou a estalar desde a semana passada”, contou ela, que só conseguiu salvar a roupa dos filhos.

 

Segundo o secretário, as causas do desabamento ainda serão investigadas. “As causas serão confirmadas pelas polícias técnica e científica. Mas, visualmente, é possível afirmar que, por falta de coleta de esgoto e de águas pluviais há infiltração no morro.”

 

Perguntado sobre quem pagará pelo prejuízo, o secretário respondeu: “Esse prejuízo todo a prefeitura acaba absorvendo. É uma obrigação do governo municipal. As pessoas estão recebendo kit de higiene, cesta básica, colchão e também transporte”, disse ele, informando que algumas famílias foram transportadas para as casas de parentes e amigos e outras vão para albergues da prefeitura.

 

Edição: João Carlos Rodrigues