Recursos hídricos devem ter a mesma prioridade da agenda econômica, diz presidente da ANA

08/12/2010 - 12h06

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, defendeu hoje (8) a ideia de que a revitalização e a preservação dos recursos hídricos no país devem ter a mesma prioridade que a agenda econômica.

"A água é vital e deve contar com estratégias da mesma forma que as questões econômicas", disse Andreu, na abertura de seminário para discutir as ações relacionadas a programas de revitalização de bacias de água doce.

Ao longo do dia, vão ser apresentadas mais de 100 ações de responsabilidade dos ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e da Cultura dentro do projeto de revitalização do Rio São Francisco. Entre as iniciativas, há planos de esgotamento sanitário, proteção de matas ciliares, implementação de parques fluviais e preservação do patrimônio histórico e cultural.

Vicente Andreu acredita que o ano que vem será positivo para o meio ambiente. O presidente da ANA criticou o pouco espaço que a questão da água teve durante a campanha eleitoral este ano e defendeu o engajamento dos prefeitos e de toda a sociedade na preservação dos recursos hídricos.

Para ele, sem isso "não será possível a universalização de um pensamento único sobre a prioridade de cuidar dos recursos hídricos e da sua revitalização e preservação permanente".

Edição: Juliana Andrade