Começa resgate de mineiros soterrados há 69 dias no Chile

12/10/2010 - 23h21

Da Agência Brasil

 

Brasília – Começou o resgate dos 33 mineiros do interior da Mina San José, no Deserto de Atacama, na Região Norte do Chile. A cápsula Fênix, pintada de branco, azul e vermelho, cores da bandeira chilena, levando um socorrista, começou a descer exatamente às 23h20min, horário de Brasília, pelo orifício aberto para o resgate. Os mineiros estão há 69 dias presos na mina há uma profundidade de cerca de 700 metros.

 

A operação de resgate está sendo acompanhada pessoalmente pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, que confirmou que o primeiro mineiro a ser resgatado será Florencio Avalos, de 31 anos, o capataz da mina e segundo em hierarquia depois do chefe de turno. Piñera também disse esperar que todos estejam na superfície até quinta-feira (14). “Esperamos que o resgate seja concluído entre 24 e 48 horas, dependendo do tempo que levar para a cápsula subir”.

 

Enquanto a cápsula Fênix descia até o local onde os mineiros estão abrigados, o presidente do Chile, técnicos, socorristas e parentes dos mineiros cantavam o Hino Nacional chileno.

 

De acordo com o ministro das Minas do Chile, Laurence Golborne, o primeiro a deixar a mina será Florencio Avalos, de 31 anos, seguido por Mario Sepúlveda, de 39, e pelo único estrangeiro do grupo, o boliviano Carlos Mamani, de 23 anos. Ficou decidido que os primeiros resgatados serão os mais ágeis e com melhores condições psicológicas, seguidos pelos mais idosos e doentes e, por fim, os mais fortes.

 

Edição: Aécio Amado