Interessados em tirar passaporte no Aeroporto Tom Jobim reclamam da demora no atendimento

05/10/2010 - 13h52

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Desde a semana passada, quando ocorreu um problema no sistema virtual de emissão de passaportes da Polícia Federal, as pessoas interessadas em tirar o documento no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, enfrentam dificuldades. A Polícia Federal informou que destinou mais 50 vagas ao atendimento virtual, mas a reportagem da Agência Brasil constatou na manhã de hoje (5) que a sala de atendimento permanece lotada, com filas até no corredor, e o serviço está com atraso de pelo menos uma hora.

As pessoas na fila se queixavam da falta de funcionários no atendimento e das informações não confirmadas. Luis Gustavo, um dos usuários do atendimento de emergência, em que é avaliado caso a caso, tem viagem ao Haiti marcada para segunda-feira (11). Ele participará de uma ajuda humanitária naquele país e está com problemas para tirar o passaporte. O jovem de 29 anos integra uma organização não governamental evangélica, e pelo segundo dia não conseguiu tirar o documento.

“Na sexta-feira [26] não tinha mais como fazer o visto de emergência. A orientação que a gente tem é a da internet, só que aqui nós recebemos outra orientação. Cheguei aqui às 5h30 e a gente está numa fila esperando sem certeza se vamos conseguir ou não. Eles falam para chegar cedo, a pessoa tem que chegar às 4h, se não ela não consegue”, disse Gustavo.

Alexandre Miranda, de 41 anos, trabalha com informática e também tenta pela segunda vez tirar o passaporte de emergência por conta de compromissos profissionais. Ele disse que compreende as dificuldades no atendimento.

“O atendimento não está ruim pelo número de clientes aqui, eu acho insuficiente o número de pessoas trabalhando, mas os que estão fazendo têm boa-vontade para atender. O complicador é o problema no sistema. Tem que ver os dois lados, nós queremos viajar e eles estão querendo trabalhar”, afirmou Miranda.

A chefe do Núcleo de Passaportes da Polícia Federal no aeroporto, Débora Pimentel Pereira, pediu paciência aos usuários e informou que, além do problema no sistema, a demanda tem crescido, o que dificulta o atendimento. Ela explicou que o quadro de funcionários aumentou 50% nos últimos meses, além das vagas abertas no serviço online por causa desse atual problema.

“Nós estamos com problemas nestes dias no sistema e agora estamos atendendo tanto a agenda diária de 400 pessoas quanto as pessoas que estão retornando, que deve ser umas 200 pessoas. É muito difícil acontecer isso, as pessoas vão ter que ter um pouco de paciência até a gente conseguir normalizar a agenda”, afirmou Débora.

Ela informou ainda que a expectativa é que até a metade da semana que vem a agenda esteja normalizada. Porém, segundo a delegada, com a chegada das férias a tendência é aumentarem o fluxo de atendimento e as dificuldades.

No posto do Aeroporto Internacional Tom Jobim, onde são feitos em média 400 atendimentos por dia, a Polícia Federal está separando cabines para a demanda acumulada e para a agenda diária. A carga horária do atendimento aumentou há três meses devido à procura pelo serviço, que funciona agora das 4h às 19h durante a semana, e das 8h às 16h nos fins de semana e feriados. Até o meio do ano de 2009 foram emitidos 24 mil passaportes, e neste mesmo período em 2010 foram feitos 41 mil passaportes, informou o Núcleo de Passaportes da Polícia Federal do aeroporto.

Além desse posto, a emissão de passaportes na capital fluminense é feita no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, no Shopping Rio Sul, em Botafogo, e no Leblon, ambos na zona sul. Em Niterói, na região metropolitana, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, também há postos para emissão de passaporte. Nesses locais, segundo a Polícia Federal, o atendimento também está sendo normalizado aos poucos, mas, como a demanda é menor, as filas também estão mais curtas.

Edição: Juliana Andrade