Kelly Oliveira
Enviada Especial da Agência Brasil
Belo Horizonte – A população da cidade de Ouro Preto, a 96 qiolômetros de Belo Horizonte, vai se vestir de branco no próximo domingo (3), dia das eleições. Essa é a proposta da juíza da 200ª Zona Eleitoral de Ouro Preto, Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque Silva. A iniciativa faz parte de campanha para orientar o cidadão a votar em candidatos com a ficha limpa e é também uma forma de comemoração dos 300 anos da inauguração da Câmara Municipal.
De acordo com a juíza, cerca de mil servidores do cartório, mesários e coordenadores vão usar camisetas brancas no dia das eleições. A camisa tem na parte da frente a frase: “Não vendo o meu voto”.
Segundo a juíza, além das pessoas que vão trabalhar nas eleições, a prefeitura da cidade e o comércio local estão apoiando a campanha e as roupas brancas tomaram conta das vitrines. “Queremos não somente eleições limpas, mas candidatos limpos”.
A juíza lembra que a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançaram nacionalmente a campanha Eleições Limpas, com o mote “Não Vendo meu Voto”. Em Outro Preto, a juíza conta que optou por estimular as pessoas a usarem roupas brancas. “A AMB sugeriu que os juízes eleitorais fizessem mobilizações”.
Lúcia disse que são poucas as denúncias de crimes eleitorais na cidade. Segundo ela, são referentes a propaganda irregular nas ruas. A juíza afirmou que a cidade histórica conta com uma zona de proteção, com proibição de colocação de qualquer tipo de material de campanha. “Trata-se muito mais de respeito à história do que uma determinação”.
Edição: Rivadavia Severo