Dilma critica campanha de Serra durante comício em Porto Alegre

30/07/2010 - 0h42

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, criticou a campanha de seu adversário José Serra (PSDB). Ao participar de um comício em Porto Alegre, Dilma disse que o PSDB e o DEM atacaram o Programa Universidade para Todos (ProUni) e criticaram o Bolsa Família, dois dos principais programas do atual governo.

“Hoje, meu adversário defende a educação de qualidade e o Prouni. Mas quando nós lançamos o programa, o partido dele e do vice dele foram os primeiros a querer que decretar a ilegalidade do Prouni”.

Dilma voltou a evocar o voto feminino. “Eu vou ser a primeira presidenta mulher desse país e as mulheres brasileiras e gaúchas sabem que o Brasil está preparadíssimo para ser governado por uma mulher. Não é por conta das inumeráveis heroínas que esse país teve, é por causa de milhões de mulheres anônimas que cuidam de suas casa, de seus lares, que apóiam seus filhos”.

Em um palanque que contou com dissidência da base da candidatura peemedebista ao governo do Rio Grande do Sul, Dilma reuniu cerca de 12 mil pessoas no Ginásio  Gigantinho, em Porto Alegre. Dilma entrou no palco acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do senador Paulo Paim (PT), candidato à reeleição, do ex-ministro Tarso Genro, candidato do PT ao governo do estado e dos ex-governadores Olívio Dutra (PT) e Alceu Collares (PDT).

Collares representa a dissidência do PDT, porque apóia Dilma que foi sua secretária de Fazenda, quando ele era prefeito de Porto Alegre, na década de 80, enquanto o PDT apóia a candidatura de José Fogaça (PMDB) ao Palácio do Piratini, sede do governo gaúcho.

A campanha de Dilma tem procurado adaptar a agenda da candidata nos finais de semana à do presidente Lula. Antes de participar do comício, Lula cumpriu compromissos oficiais em Porto Alegre e em Santa Cruz do Sul, município da região central, de colonização alemã e grande produtor de fumo.

Esse é o terceiro comício de Dilma com a presença de Lula. O primeiro foi na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, com a presença de cerca de 15 mil pessoas. Na semana passada, Lula esteve ao lado de Dilma, em Garanhuns (PE), cidade onde nasceu, na Zona da Mata pernambucana. O comício em Garanhuns contou com a presença de cerca de 3 mil pessoas. Nos próximos dias Lula estará ao lado de Dilma em Curitiba e Belo Horizonte.
 

Edição: Rivadavia Severo