Embargo a Gaza mantém veto a produtos considerados úteis na fabricação de explosivos

06/07/2010 - 16h42

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O bloqueio comercial à Faixa de Gaza, imposto por Israel há quase três anos, mantém a proibição para a entrada de vários produtos. A lista inclui desde materiais que podem ser usados na fabricação de armamentos até equipamentos esportivos, além de bombas de drenagem, colas e fertilizantes. A liberação autorizada por Israel vale para bens de consumo, alimentos e medicamentos. As informações são da rede de televisão estatal israelense Channel 1.

A relação de mercadorias vetadas reúne dispositivos ópticos e equipamentos de visão noturna, navegação, mergulho, paraquedismo e surf, além de foguetes e materiais pirotécnicos e de escavação. Para as autoridades israelenses, todos esses produtos podem ser usados na fabricação de explosivos.

O embargo a Gaza atinge cerca de 1,4 milhão de pessoas que vivem na região. Para os países muçulmanos, a redução do bloqueio na área é insuficiente pois limita a entrada de materiais de construção e outras mercadorias consideradas de primeira necessidade. Parte da comunidade internacional defende o fim do bloqueio de forma definitiva. Ontem (5), autoridades israelenses e palestinas retomaram o diálogo por um acordo de paz na região. O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, e o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, reiniciaram as reuniões, interrompidas em dezembro de 2008.

Edição: Vinicius Doria