Canadá perdoa dívidas do Haiti

26/06/2010 - 16h01

Renata Giraldi
Enviada Especial

Toronto (Canadá) – O governo do Canadá anunciou o perdão das dívidas do Haiti, país mais pobre do continente e que foi devastado por um terremoto do dia 12 de janeiro. Durante as reuniões do G8 (países mais industrializados do mundo), em Huntsville (no Canadá), o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, anunciou a decisão. O perdão envolve dívidas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

“Duas semanas depois do trágico terremoto no Haiti, o Canadá pediu a anulação integral da dívida do Haiti para organizações internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional [FMI]”, disse o Harper. Em seguida, o primeiro-ministro afirmou que, “com o anúncio, o Canadá tem honrado a sua promessa ao povo do Haiti e pedimos que outros sigam este exemplo, na cúpula do G20 [que reúne os países mais ricos e alguns emergentes] neste fim de semana".

Segundo Harper, há um consenso entre todos os países sobre a necessidade de apoio ao Haiti. Ele lembrou que o Canadá já perdoou outras dívidas do país caribenho. Desde o terremoto em janeiro de 2010, o Canadá participa intensamente do esforço de ajuda humanitária e de reconstrução daquele país. “Perdoar a dívida do Haiti tem sido uma parte importante desse esforço”, afirmou ele.

Em 12 de janeiro, o Haiti foi atingido por um terremoto de 7 graus de magnitude. Mais de 200 mil pessoas morreram e cerca de 1,3 milhão ficaram desabrigadas ou desalojadas.

Edição: Vinicius Doria