Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O economista Nouriel Roubini, conhecido pelas previsões sobre a crise financeira mundial e por isso chamado de Profeta do Apocalipse, disse hoje (31), em São Paulo, que os problemas econômicos enfrentados pelos países da zona do euro, especialmente a Grécia, são “apenas a ponta do iceberg”.
Segundo Roubini, o tumulto na Grécia está deixando de ser apenas regional e passando a ser global. Para ele, ainda há países na zona do euro com grandes déficits públicos, entre eles Portugal. De acordo com o economista, “a boa notícia é que na maioria dos países emergentes, incluindo o Brasil, não tem esse problema”.
Roubini fez uma previsão pessimista sobre o crescimento da economia mundial. Segundo ele, o crescimento econômico no mundo será mais lento e com uma recuperação “anêmica”. No caso do Brasil, o economista afirmou que as perspectivas para o país são boas, mas “poderiam ser melhores”. Para Roubini, o Brasil ainda precisa resolver alguns gargalos.
“O mais importante neste momento é a implementação de reformas estruturais para atingir um crescimento sustentado e sem inflação excessiva”, disse, destacando que este será um desafio para o novo presidente do país.
Edição: Aécio Amado