Bovespa fecha com alta de 3,55% depois de seis quedas seguidas

21/05/2010 - 19h44

Stênio Ribeiro

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve boa recuperação no pregão de hoje (21), depois de seis dias consecutivos no vermelho, sob impacto da instabilidade financeira na Europa. O Índice Bovespa (Ibovespa) aumentou 3,55% nesta sexta-feira e chegou aos 60.259 pontos, com giro financeiro de R$ 6,555 bilhões.

 

Desde quarta-feria da semana passada (12) que o Ibovespa não fechava no azul, mas hoje o nervosismo com a crise fiscal na zona do euro deu uma trégua, por causa, principalmente, da anunciada reunião de autoridades europeias, em Bruxelas (Bélgica), em busca de medidas para atenuar a crise da Grécia e evitar que ela se alastre para outras economias da região.

 

A Bovespa não registrava seis pregões seguidos no vermelho desde o início de outubro de 2008, no auge da crise financeira mundial. No acumulado desses seis dias, a queda do Ibovespa chegou a 10,8%. Mesmo com a recuperação de hoje, a Bovespa acumula prejuízos de 4,97% na semana, 10,77% no mês e 12,14% no ano.

 

Por conta da recuperação do mercado acionário, a cotação do dólar norte-americano ficou estável hoje, interrompendo uma sequência também de seis dias em alta. Depois de começar o dia em ascensão, a curva de valorização da divisa se inverteu, no início da tarde, em razão da boa procura por ações que tiveram fortes quedas nos últimos dias. Com isso, o dólar encerrou o pregão com desvalorização de 0,05% em relação à véspera, cotado a R$ 1,861.

 

Edição: João Carlos Rodrigues