ANP revê projeção e anuncia poço de petróleo gigante no pré-sal

12/05/2010 - 18h37

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aumentou para 4,5 bilhões de barris a projeção de reservas de poço que vem sendo perfurado no pré-sal da Bacia de Santos para capitalização da Petrobras. As projeções iniciais da ANP para o poço chamado de Franco (2-ANP-1-RJS) era de 2 bilhões de barris. A informação foi divulgada pela ANP hoje (12).

A avaliação da ANP levou em consideração os mesmos padrões de cálculos adotados para a área de Tupi – maior descoberta até agora na região e que aponta para reservas entre 5 a 8 bilhões de metros cúbicos de óleo equivalente – petróleo e gás natural.

O poço está sendo perfurado em uma área ainda não licitada do pré-sal para ampliar o conhecimento sobre o potencial de região e tem como principal objetivo servir no processo de capitalização da Petrobras para desenvolvimento da área do pré-sal.

"Parece se tratar de um dos poços de maior potencial já perfurado no país, o que reforça o otimismo do governo brasileiro em relação ao potencial da área do pré-sal, situada nas Bacias de Campos e Santos”, diz a nota da ANP.

A ANP informa, ainda, que a agência e a Petrobras já deram início à perfuração do segundo poço, denominado informalmente de Libra, localizado a 32 quilômetros da primeira descoberta.
 

 

Edição: Rivadavia Severo