Brasil projeta quinto reator nuclear de pesquisa

05/05/2010 - 17h15

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, disse hoje que o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), um reator de pesquisa que será construído pelo Governo Federal, é fundamental para que o país tenha um programa nuclear soberano. O ministro visitou hoje a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para acompanhar o início dos testes de produção de tubos de zircônio, usados para armazenar urânio durante o processo de geração de energia nuclear.

O RMB faz parte do projeto que pretende tornar o país autossuficiente na produção de radiofármacos utilizados na medicina. “O reator vai dar ao Brasil uma capacitação tecnológica para dominarmos completamente o ciclo do combustível nuclear. Ele é fundamental para que a gente tenha um programa nuclear autônomo e soberano”, disse Rezende.

Segundo o ministro, o reator ainda está em fase de projetado e o objetivo é que o equipamento comece a funcionar em quatro anos, no laboratório nuclear do Centro Tecnológico da Marinha, em Iperó (SP). O Brasil possui atualmente quatro reatores de pesquisa em funcionamento.


Edição: Vinicius Doria