Unasul apoia Argentina na disputa pelas Malvinas

04/05/2010 - 14h40

Luiz Antônio Alves
Enviado Especial da Agência Brasil

Buenos Aires - Em documento oficial já respaldado pela participação do primeiro secretário-geral, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) divulgou uma série de posicionamentos em relação a temas diversos como a situação das Ilhas Malvinas e um plano de ação para integração energética do continente. Os presidentes e chefes de Estado dos 21 países que formam a Unasul reiteraram o respaldo aos direitos da Argentina, considerados legítimos, na disputa pela soberania das Ilhas Malvinas com a Grã-Bretanha. Essa disputa levou os dois países a entrar em guerra em 1982.

A Unasul apoia a Argentina e reforça seu interesse para que as partes envolvidas na disputa voltem e negociar uma solução pacífica e definitiva o mais breve possível. A Unasul repudiou as atividades de exploração de petróleo, autorizada pelos ingleses, na plataforma continental argentina, “em flagrante oposição ao disposto pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que convocou as duas partes para se abster de adotar decisões unilaterais que contrariem a recomendação da ONU”.

Já o projeto de integração energética sulamericana, ainda a ser desenvolvido, tem o objetivo de desenvolver e expandir as possibilidades de acesso às fontes de energia no continente.

Edição: Vinicius Doria