Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou hoje (4) a Operação Abutre para combater crimes em bairros do entorno do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade do Rio. Segundo a polícia, acredita-se que criminosos tenham fugido de favelas ocupadas pelas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na zona sul e na Cidade de Deus e passado a cometer crimes na região do Alemão.
Dezenas de agentes de delegacias especializadas ficarão em pontos específicos dessa região, enquanto equipes volantes circularão pelas ruas. Segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o objetivo é levantar dados para futuras investigações e operações policiais.
A polícia divulgou os horários e locais da ação policial, mas o secretário não explicou o motivo pelo qual foi feita essa divulgação prévia. Beltrame disse apenas que o intervalo das 17h às 23h foi escolhido porque os agentes não podem ficar 24 horas na rua.
“Nós estamos colocando o policiamento em locais onde nós achamos interessante, em pontos onde a polícia pode fazer boas observações e, em necessitando ser acionada, ela vai estar pronta, em vez de estar aquartelada dentro da delegacia. Nós não podemos manter lá um policiamento 24 horas, então a gente faz esses locais e esses horários de maneira itinerante”, justificou.
Edição: Lana Cristina