Rio compra terrenos para construir casas populares e quartel da polícia

04/05/2010 - 20h04

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O governo do Rio de Janeiro formalizou hoje (4) a compra de três terrenos do Exército. Uma das áreas servirá como quartel da Polícia Militar e as demais serão usadas para a construção de casas populares destinadas a vítimas das chuvas de abril.

No antigo terreno do 24º Batalhão de Infantaria Blindado do Exército, localizado entre as favelas de Ramos e do Complexo da Maré, na zona norte da cidade, será construída a nova sede do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

Já nos terrenos do 3º Batalhão de Infantaria, em São Gonçalo, e do 19º Batalhão Logístico, em Niterói, no Grande Rio, serão construídas unidades habitacionais para pessoas desabrigadas pelas chuvas do mês passado. As residências serão financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal.

“É uma política habitacional concreta que vai oferecer casas dignas, como oferecemos aos moradores do Morro do Bumba [comunidade erguida sobre lixão em Niterói, que desabou com as chuvas, provocando dezenas de mortes], logo depois da tragédia”, disse o governador do Rio, Sérgio Cabral.

Niterói e São Gonçalo foram dois dos municípios mais atingidos pelas chuvas, com dezenas de mortes e centenas de desabrigados. O governo estadual comprou os três terrenos por R$ 45 milhões.

 

 

Edição: Rivadavia Severo