Investigadores interrogam suspeito de planejar atentado frustrado em Nova York

04/05/2010 - 14h09

Da Agência Brasil

Brasília – O paquistanês Faisal Shazad, naturalizado norte-americano, de 30 anos, é o principal suspeito de planejar o atentato a bomba frustrado na Times Square, em Nova York, no último sábado (1º). Ele foi preso ontem (3) à noite em um voo de Nova York rumo a Dubai. Shazad está sendo interrogado e deve ser apresentado à Justiça de Nova York ainda hoje (4). As informações são da BBC Brasil.

Investigadores afirmaram que Shazad disse ter agido sozinho e que não mantém ligação com grupos militantes estrangeiros. O jovem teria se naturalizado norte-americano no ano passado e voltado recentemente de uma viagem de cinco meses ao Paquistão. O governo paquistanês teria oferecido total cooperação aos Estados Unidos.

Autoridades afirmaram acreditar que Shazad comprou recentemente a caminhonete que foi encontrada cheia de explosivos improvisados na Times Square. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o atentado frustrado é um "lembrete preocupante dos tempos", mas afirmou que o povo do país não será intimidado.

Para o secretário de Justiça dos Estados unidos, Eric Holder, o objetivo do carro-bomba era matar cidadãos americanos. "Essa investigação está em andamento, bem como as nossas tentativas de reunir informações de inteligência e seguir diversas pistas", disse Holder.

Segundo a polícia, a caminhonete Nissan Pathfinder foi comprada há cerca de três semanas em Connecticut, sem que tivesse sido feita a atualização do nome do proprietário. Dentro do veículo havia artefato explosivo, feito com fertilizantes, fogos de artifícios, gasolina e gás propano. As autoridades descreveram o material como amador, mas com potencial de causar um incidente mortal.

Alertada por um vendedor de rua, a polícia desativou o carro-bomba e dez uma detonação controlada. Uma força antiterrorismo, que inclui oficiais do Departamento de Justiça e do FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, analisa as ligações telefônicas feitas por Shazad.

Edição: Juliana Andrade