Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O senador Aloizio Mercadante (PT) disse hoje (24) que pretende “interiorizar” o desenvolvimento do estado de São Paulo caso seja eleito governador do estado. Em discurso durante o lançamento de sua pré-candidatura, Mercadante disse que São Paulo precisa de políticas públicas que favoreçam todos os seus habitantes e não só a população de determinadas regiões.
“No estado, 63% da economia estão em só três regiões: Grande São Paulo, Baixada Santista e Campinas”, afirmou ele. “Já nas outras centenas de municípios do interior, o que vemos é redução demográfica. A população sai de lá por falta de oportunidade.”
O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) disse que pretende criar um conselho de desenvolvimento econômico e social no estado, ao moldes do criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, para promover “um crescimento mais homogêneo”. “São Paulo vai se interiorizar.”
Para a capital, Mercadante também afirmou que, caso seja eleito, vai investir em melhorias para o trânsito e o transporte público. Ele citou uma pesquisa que aponta que os paulistanos gastam duas horas e quarenta e três minutos por dia no trânsito da cidade. “São 35 dias perdidos no ano. Perdemos um mês por ano de nossas vidas.”
Mercadante afirmou ainda que vai priorizar o investimento em educação e segurança.
Já a ex-ministra Marta Suplicy, que lançou pré-candidatura ao Senado, destacou a capacidade do governo do PT citando ações realizadas pelo presidente Lula. Para ela, o partido já provou que sabe administrar e, por isso, merece a chance de governar São Paulo.
Edição: Lílian Beraldo