Rádio Nacional é condecorada no aniversário de 50 anos de Brasília

21/04/2010 - 17h07

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Rádio Nacional de Brasília ligada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi homenageada pelo governo do Distrito Federal com a condecoração Ordem do Mérito Brasília. A emissora, que opera em onda média (AM) é a mais antiga rádio da cidade, entrou no ar antes da inauguração da nova capital, em 1958.

A homenagem ocorreu em solenidade no Museu da República no complexo cultural localizado no início da Esplanada dos Ministérios, última obra de Oscar Niemeyer construída na cidade. Foram condecoradas também personalidades como o cantor e compositor Milton Nascimento.

A solenidade marca uma das primeiras aparições públicas do novo governador Rogério Rosso (PMDB), eleito pela Câmara Distrital do Distrito Federal no último sábado (17). Em discurso, Rosso disse que “Deus quis” que ele estivesse no posto de governador e que iria se “esforçar para honrar o mandato e a cidade”. Segundo o governador, Brasília aos 50 anos mantém “as asas abertas para todos”, disse em alusão aos bairros Asa Sul e Asa Norte, do Plano Piloto de Lúcio Costa.

Também em homenagem ao aniversário de Brasília, os Correios lançaram uma série especial de selos (Sonho e Realidade: Monumentos e Arquitetura) e o Banco Central lançou uma moeda comemorativa dos 50 anos da capital com imagens da Catedral de Brasília, do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do projeto arquitetônico do Plano Piloto.

Na saída da solenidade, as autoridades ouviram coros de manifestações de estudantes fazendo a alusão ao escândalo do esquema de propina na administração do ex-governador José Roberto Arruda.

 

Edição: Aécio Amado