Fazenda e Agricultura chegam a acordo sobre portaria que define comercialização da safra de grãos

15/04/2010 - 21h31

Danilo Macedo

Repórter da Agência Brasil

 

 

Brasília - Os ministérios da Agricultura e da Fazenda chegaram a um acordo sobre o formato da portaria que define critérios para a comercialização da safra de grãos. O assunto vinha se arrastando há muito tempo e ameaçava prejudicar os leilões de comercialização.

 

Sem entrar em detalhes, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse hoje (15), ao sair de reunião no Ministério da Fazenda, que a portaria será assinada na próxima semana. “Os modelos dos leilões ainda não foram definidos. Devemos assinar a portaria até segunda-feira (19) e começar imediatamente a atuar, sobretudo no mercado do milho”, afirmou. Rossi disse ainda que, numa próxima reunião, será definido os leilões de trigo.

 

Desde o final de janeiro os ministérios da Agricultura e da Fazenda negociam as portarias de apoio à comercialização de grãos, mas somente agora anunciaram um acordo, ainda que apenas para três produtos (milho, arroz e feijão). A Fazenda queria que as portarias viessem com informações mais detalhadas, mas a Agricultura defendia que o detalhamento ficasse apenas nos avisos específicos de cada leilão.

 

Apesar do ministro da Agricultura ter dito que a portaria será assinada no início da próxima semana, uma fonte da Fazenda estimou que o ato pode demorar um pouco mais, porque o texto da portaria terá ainda que ser finalizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Fazenda até amanhã (16), depois encaminhado para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e, só então, seguirá para assinatura dos ministros da Fazenda, Guido Mantega,; do Planejamento, Paulo Bernardo; e da Agricultura, Wagner Rossi.

 

 

Edição: Aécio Amado