Concessionária promete pagar a comerciantes prejuízos provocados por apagões no Rio

19/03/2010 - 19h08

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Light, concessionária de energia elétrica do Rio de Janeiro, comprometeu-se hoje (19) com a Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) a pagar, nos próximos dias, os prejuízos sofridos pelos comerciantes fluminenses com os apagões ocorridos nos últimos meses. Em reunião hoje, ficou decidido ainda que será constituída uma comissão para avaliar as perdas do comércio.

Segundo o coordenador de Relações Institucionais da Fecomércio, Marcos Neves, um dos pontos discutidos na reunião foram os investimentos da Light na distribuição de energia. “A Light garantiu que está fechando o plano de investimentos para o ano de 2010 e, assim que tiverem as metas, eles vão conversar com a Fecomércio para explicar onde ocorrerão os investimentos”, informou Neves.

Para ele, foi uma conversa produtiva, pois a concessionária ficou de tratar os casos de ressarcimento em esfera administrativa, sem que o comerciante precise recorrer à Justiça. “Desta forma, [o processo de ressarcimento] será bem mais rápido.”.

Em nota, a Light informa que, com a decisão de resolver os problemas na esfera administrativa, evita-se sobrecarregar a Justiça. Segundo a Light, dessa maneira, os casos podem ser resolvidos por meio de acordos amigáveis e sem que os clientes entrem com ações judiciais. "Com isso, a empresa age de forma proativa, tratando o cliente com ainda mais respeito, e busca se antecipar ao caminho da via judicial”, diz a nota.

Conforme pesquisa da Fecomércio, nos meses de novembro e dezembro do ano passado, 51% dos comerciantes do estado reclamaram de apagões em seus estabelecimentos. Desse total, 53% disseram ter sido prejudicados pela falta de luz, tanto por perda de estoque quanto por impossibilidade da venda.