Casa da Moeda passa a Autoridade Certificadora

08/03/2010 - 7h05

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - A partir de hoje (8), a Casa da Moeda do Brasil (CMB) passa a ter status de Autoridade Certificadora de primeiro nível na cadeia da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).

A cerimônia que marcará a nova condição da Casa da Moeda será realizada no Clube Naval, no Rio. O objetivo é possibilitar à instituição dar maior atenção à segurança e à melhoria no atendimento ao cidadão.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Casa da Moeda, como Autoridade Certificadora o órgão poderá oferecer melhor técnica para proteção no mundo digital: o Certificado Digital.

“Isso significa que qualquer transação feita a partir dessa tecnologia já nasce com validade jurídica, pois garante a autenticidade do emissor. Dessa forma, transações simples como o envio de e-mails ou mesmo as mais sigilosas como o acesso a dados da Receita Federal estarão asseguradas pela tecnologia oferecida", informa a CMB em nota.

Com mais de 300 anos de existência, a CMB é uma das mais antigas instituições públicas brasileiras. Além de imprimir o dinheiro, a Casa da Moeda produz outros impressos que exigem elevado grau de segurança, como carteiras de identificação profissional e passaportes. “Nessa nova etapa, a segurança de seus produtos e serviços entra na era digital, o que representa um grande avanço no processo produtivo de documentos seguros no país”.