Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), reúne-se amanhã (23), a partir das 10h, com os líderes de todos os partidos para definir as presidências das 20 comissões técnicas da Câmara. Na reunião, os líderes decidirão quais comissões deverão ser presididas por parlamentares de seus partidos. É certo que o PMDB, maior partido da Casa, continuará presidindo a Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante.
Pelas regras da Câmara, ou seja pela proporcionalidade dos tamanhos das bancadas, o PMDB e o PT deverão ficar com as presidências e vices de três comissões cada. PSDB, DEM e PPS têm direito a presidir seis comissões. O bloco formado por PSB, PDT, PCdoB, PMN e PAN tem direito a presidência de três comissões.
Já o chamado blocão, formado no inicio da legislatura pelo PMDB, PT, PP, PR, PTB, PSC, PTC e PtdoB, tem direito a presidência de 11 comissões técnicas. Dessas, o PMDB normalmente escolhe três,o PT outras três, PP e PR duas cada e PTB uma.
Com a definição sobre os partidos que presidirão cada uma das comissões, caberá aos líderes partidários a indicação dos respectivos parlamentares para as direções das comissões e, também, os integrantes das comissões. A expectativa é que as instalações das comissões e a eleição das mesas diretoras ocorram na primeira semana de março. Só a partir daí é que as comissões começarão a funcionar.