Calor excessivo faz ventiladores sumirem das lojas na capital paulista

19/02/2010 - 13h21




Marli Moreira

Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O calor excessivo deste verão está provocando uma corrida dos consumidores às lojas em busca de produtos de refrigeração para uso doméstico, principalmente os de preços mais em conta, como ventiladores e circuladores de ar. No entanto, em São Paulo, onde a temperatura tem passado frequentemente de 30 graus Celsius, o consumidor é obrigado a uma “peregrinação” pelas lojas do comércio varejista e nem sempre consegue comprar o produto desejado.

Em alguns pontos de venda , as ofertas de ventiladores sumiram das prateleiras. “Em nossas lojas, não temos mais as opções de 110 volts. Só de 220 volts”, informou o gerente de uma rede de lojas de São Paulo, Ondamar Antonio Ferreira.

Segundo ele, apesar de a maioria dos consumidores procurar pelo item esgotado, por residir em locais onde só funcionam aparelhos com a voltagem em 110, não para de passar gente no caixa com a única opção do momento, o ventilador de 220 volts. Um dos modelos mais populares sai por R$ 55

Ferreira informou que a empresa já fez novas encomendas ao fornecedor para que o produto, importado, esteja de volta, até a semana que vem, nas 13 lojas da rede. Quatro dos endereços estão localizados na região da Rua 25 de Março, procurada não só por moradores da capital paulista, mas também por consumidores de outras cidades e de fora do estado.

Em uma rede nacional de supermercados, com mais de 600 pontos de venda em São Paulo, a procura por equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e umidificadores de ar cresceu 160% do início de janeiro até a última quarta-feira (17), na comparação com igual período do ano passado.