Maurren Maggi pede apoio ao esporte na preparação do Brasil para Olimpíadas de 2016

21/01/2010 - 23h00

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Medalha de ouro nosalto em distância nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, a paulistaMaurren Maggi pediu hoje (21), durante o lançamento da 3ªConferência Nacional do Esporte, no Palácio Itamaraty, mais apoioaos esportes olímpicos para que os atletas brasileiros possambrilhar nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

“Em 2014, temosCopa do Mundo e este é o país do futebol. Como atleta amadora queconquistou uma medalha olímpica inédita para o Brasil, espero quetenhamos um pouco de sensibilidade para tratar dos outros esportesdepois da Copa do Mundo, quando teremos dois anos de preparaçãopara uma Olimpíada, que será um marco na nossa história”, dissea atleta paulista.

Além de MaurrenMaggi, estiveram no evento outros atletas e ex-atletas de diversasmodalidades olímpicas e paraolímpicas. Com o tema Plano Decenal doEsporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entreos 10 mais, a Conferência Nacional do Esporte será realizada de 3 a6 de junho, em Brasília.

A conferênciaservirá para formular um plano para o esporte brasileiro para operíodo 2010-2020. Antes disso da etapa nacional, haverá reuniõespreparatórias nos municípios e estados. “A ideia de um planodecenal para o esporte brasileiro é decisiva para que possamostransformar o país numa potência esportiva”, destacou o ministrodo Esporte, Orlando Silva.

Entre as proposiçõesque o Ministério do Esporte vai apresentar à Conferência Nacionalestá a de apresentar ao Congresso Nacional uma emendaconstitucional para destinar 1% dos orçamentos da União, dosEstados e dos municípios à pasta para aplicação nas diversasmodalidades, desde o esporte de alto rendimento, ao lazer e àformação de atletas.

Para mostrar apreocupação do governo em levar o esporte às comunidadescarentes, Orlando Silva entregou à presidente da Central Única deFavelas (Cufa), Nega Gisa, a coletânea de textos preparatórios daconferência

Designado pelopresidente Luiz Inácio Lula da Silva como autoridade do governo napreparação das Olimpíadas de 2016, o ministro do Esporte viaja napróxima terça-feira (26) para Londres, onde vai conhecer ospreparativos para os Jogos Olímpicos de 2012, na capital daInglaterra.