Copa de 2014 não terá recursos do Orçamento Geral da União para os estádios, diz Coutinho

21/08/2009 - 18h45

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá financiar aconstrução ou a reforma de estádios para a Copa de Futebol de2014, que será realizada no Brasil, mas não haverá recursos dogoverno federal para isso, informou hoje (21) o presidente dainstituição, Luciano Coutinho.

 Segundo Coutinho, o governo nãopretende comprometer recursos do Orçamento Geral da União na questão dos estádios. O BNDES espera estruturar algumas parceriaspúblico-privadas “e poderá financiar o setor privado”, disse ele,  lembrando que essa é uma tarefa complexa, porque depende da estruturação derecebíveis (créditos originários de um determinado negóciojurídico) que tenham “certa consistência”. O BNDES poderáfinanciar também estados ou locais em que o mercado não comportenem suporte empreendimentos mistos.

Coutinho lembrou que oBNDES tem um importante papel no que se refere à Copa do Mundo, queé assegurar uma infraestrutura necessária para a competição nosestádios, dentro dos padrões da Federação Internacional deFutebol (Fifa). “Queremos fazer isso com o rigor de condições decusto que correspondam às especificações da Fifa. É umprocesso que estamos analisando, estamos amadurecendo. Há um tempopara isso.”Sobre outras estruturas necessáriasà Copa de 2014, como hotéis, por exemplo, Luciano Coutinho afirmouque já fazem parte das políticas do banco. Ele afirmou que nãovê maiores dificuldades para que a instituição apoie empreendimentos que façam do Brasil uma sede da Copa com condiçõesde eficiência e de bem-estar. "Esperamos poder ajudar nessesentido.”