Rio registra crescimento na abertura de empresas apesar da crise

30/06/2009 - 15h15

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O registro de empresas na Junta Comercial doEstado do Rio de Janeiro (Jucerja) cresceu 7% no primeiroquadrimestre deste ano em comparaçãoao mesmo período do ano passado.A expectativa é positiva para o fechamento do ano, conforme o presidente da entidade, Carlos de La Rocque. Ele acredita, inclusive,que poderá ser superada a expansão de 12%, experimentadaem 2008, no número de empresas abertas. Nos trêsprimeiros meses deste ano, a Jucerja registrou a abertura de 7.627empresas, apesar da crise financeira internacional. O resultadosuperou em 12,7% o número de companhias abertas em igualperíodo do ano passado. La Rocque esclareceu que os dados nãoenglobam as empresas prestadoras de serviços, cuja abertura éfeita no Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Para abrir uma empresano estado, o empresário tem de passar por quatroinstâncias: a Junta Comercial, a Receita Federal (Cadastro Nacionalde Pessoa Jurídica), o estado e o município. Segundo La Rocque, na Junta Comercial, o processo tem demorado três dias graças à informatizaçãodos serviços. Ele acredita que, quando a prefeitura da cidade do Riolançar o projeto Alvará Fácil, todo o processode inscrição de uma empresa, nas quatro instâncias,poderá levar no máximo uma semana. Também trará agilidade ao processo, na opinião do presidente da Jucerja, o portal do governo fluminense que vai interligar todos os 92municípios do estado até o final do ano. DenominadoRegin, o sistema integrado de registro já é usado emSanta Catarina e no Espírito Santo. Ele une a Receita Federal,os estados e as prefeituras, além do Corpo de Bombeiros e da VigilânciaSanitária. “É você poder fazer a abertura deempresas pela internet, com a junta capitaneando esseprocesso.” No próximo dia 7, o governo do Rio de Janeiro lança o programa Rio PoupaTempo, coordenado pela Junta Comercial, que promete agilizar oregistro de empresas, ao mesmo tempo em que facilita ao cidadão,reunindo em um único espaço, a realizaçãode 30 serviços. Entre eles, aretirada de carteira de identidade, de motorista e de trabalho, aobtenção de dados da Receita Federal e de informaçõessobre a Previdência Social e os direitos do consumidor. A primeira unidade deatendimento do Rio Poupa Tempo será inaugurada em Bangu, nazona oeste da capital, com todos os parceiros trabalhando em um mesmo lugar.  “Éo que a gente chama de Shopping Cidadão. Porque é afacilitação ao cidadão da busca de coisas quedizem respeito tanto ao município do Rio de Janeiro, quantoàs áreas estaduais e federais e alguns serviçosprivados. E o cidadão pode resolver avida dele ali, sem ficar andando feito maluco por aí”, explicou La Rocque. Durante esta semana, a unidadede Bangu estará operando em caráter experimental, paratestar se os sistemas estão todos interligados. No final de outubro, aJucerja prevê inaugurar a segunda unidade do Rio Poupa Tempo emSão João de Meriti, na Baixada Fluminense.