Internet deve ampliar em 20% vendas do complexo de lojas da Saara, no Rio

30/06/2009 - 13h44

Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O universo digitalagora também faz parte do dia a dia de uma das mais antigas,dinâmicas e populares áreas comerciais do Rio de Janeiro, aSociedade dos Amigos e das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara).O complexo de lojas que se estende por 11 ruas do centro da cidade eé frequentado diariamente por cerca de cem mil pessoas ganhou hoje(30) um portal de vendas na internet (www.comprenasaara.com.br).A iniciativa é umaparceria entre a Saara, o Serviço de Apoio às Micro e PequenasEmpresas do Estado do Rio (Sebrae/RJ) e a Federação das AssociaçõesComerciais e Empresariais do Estado (Facerj). Nesta primeira fase, osconsumidores terão disponíveis os produtos de dez lojas, mas aexpectativa é que esse número chegue a 50.De acordo com acoordenadora de projetos do Sebrae/RJ, Margareth Carvalho, o objetivoé alcançar um novo nicho de mercado, ampliando em 20% as vendas dosmicro e pequenos negócios que compõem o centro comercial.“Todo mundo sabe quehoje os consumidores buscam economia de tempo e interatividade com aslojas. E o comércio eletrônico é um meio de viabilizar isso. Essepúblico que hoje tem menos tempo de ir às lojas vai poder comprarpela internet. Com isso, as vendas desses estabelecimentos vãoser ampliadas”, destacou.Para a pedagoga JeaneLeão, que costumava frequentar semanalmente as lojas da Saara antesdo nascimento de seu segundo filho, há três meses, a criação doportal vai facilitar as compras. Segundo ela, os preços mais baixosdo que os encontrados em shoppings e a variedade de produtossão os grandes atrativos do complexo.“Desde que o Mateusnasceu, não consigo mais ir à Saara. Agora, posso aproveitar ahorinha de sono dele e comprar tudo o que precisar com conforto,comodidade e facilidade. Foi uma notícia muito boa para nós,consumidores”, disse.O Sebrae investiu cercade R$ 200 mil na criação do portal, que atenderá a pedidos decompra de todo o país, e ainda na capacitação dos lojistas paralidar com a nova ferramenta. Os Correios, que também são parceirosno projeto, ficarão responsáveis pela entrega das encomendas. Ospagamentos poderão ser feitos eletronicamente por boleto bancárioou por cartão de crédito. As operações serão administradas pelaCaixa Econômica Federal.