Anvisa vai aumentar controle nas entradas do país para conter vírus que já matou 20 no México

24/04/2009 - 20h38

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A AgênciaNacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (24) quevai intensificar o controle sanitário em portos, aeroportos efronteiras do Brasil. A medida foi motivada pelo registro de casos deinfluenza humana no México. A doença, chamada de gripesuína, já matou pelo menos 20 pessoas naquele país.De acordo com a Anvisa, é possível que se trate dosurgimento de um novo subtipo de vírus suíno.

Entre asmedidas que serão adotadas pela agência nos pontos deentrada do Brasil estão a orientação aosviajantes a caminho ou procedentes do México, a vigilânciaem casos considerados suspeitos e a inspeção de cargase bagagens. A Anvisa também deverá orientar efiscalizar as medidas de limpeza e desinfecção em meiosde transporte e nas dependências de portos, aeroportos e fronteiras.

A agênciadeverá divulgar nos próximos dias uma nota técnicasobre os possíveis riscos de contaminação emedidas complementares de prevenção. O documento estásendo preparado pelo Centro de Informações Estratégicasem Resposta e Vigilância em Saúde do Ministérioda Saúde, responsável por emitir pareceres sobre assituações de emergência em saúde públicade importância internacional