Após pedido de governo italiano, União Européia aceita discutir caso Battisti

02/02/2009 - 23h46

Da Agência Brasil

Brasília - Apóspedido do governo da Itália, a União Européiaaceitou discutir o caso Cesare Battisti. O Parlamento Europeu aprovouontem (2) por 104 votos a favor e 49 contrários a proposta deincluir na agenda da comissão a extradição doex-militante italiano. O caso será discutido pelos deputadosna próxima quinta-feira (5), em Estrasburgo, na França.As informações são da agência portuguesa Lusa.

Na última quinta-feira (29), a União Européia havia descartado apossibilidade de se pronunciar sobre o assunto, alegando nãoter competência para intervir na questão. A ajuda havia sido pedida pelo ministro italiano para Assuntos Europeus, Andrea Ronchi. Mas, ontem, a comissão reviu a decisão.

Ainda ontem, também, oembaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, retornou aBrasília. Ele havia sido convocado pelo governo italiano naúltima terça-feira (27) para consultas sobre o caso Battisti. Em nota, oMinistério das Relações Exteriores da Itáliainformou que Valensise vai acompanhar do Brasil o desenrolar do casoe que contará com o apoio de advogados que representam osinteresses do governo italiano.

Battisti está preso no Brasil desde 2007. No dia 13 janeiro, oministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu refúgio político ao italiano,condenado na Itália por quatro homicídios que teria cometido na décadade 1970, quando militava no grupo Proletários Armados para o Comunismo(PAC).