Governo do estado, prefeitura e BID firmam contrato para criação de Corredor Expresso

29/01/2009 - 12h48

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Rio - Convênio assinado hoje (29) entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governo do estado e a prefeitura do Rio de Janeiro vai garantir o financiamento do projeto de estruturação de um Corredor ExpressoRodoviário na Avenida Brasil, principal via de acesso ao centro do Riopara quem sai das zonas norte e oeste da cidade e da Baixada Fluminense. Oestudo será elaborado pelo consórcio franco-brasileiro Systra-Setepla,vencedor da licitação, e custará R$ 2.512 milhões, sendo que 80% dosrecursos serão financiados pelo BID, a fundo perdido, e o restante serácusteado pelo governo estadual. Osecretário estadual de Transportes, Julio Lopes, explicou que o projeto vai se basear em Sistemas de Ônibus Rápido (BRT – sigla em inglês) jáutilizados em cidades como Curitiba e Bogotá, que funcionam como umaespécie de metrô sobre rodas, com faixas exclusivas para ônibus. Segundo ele, o corredor terá14 quilômetros de extensão e pretende desafogar o caótico trânsito daAvenida Brasil, por onde passam diariamente cerca de 800 milpassageiros e 250 mil veículos. “O importante é que essafaixa seja totalmente segregada para evitar o que ocorre hoje: há umafaixa seletiva, que é invadida freqüentemente, acarretando colisões einterrupções do fluxo. Queremos garantir que esse corredor sejarealmente de deslocamento rápido e seguro”. De acordo com osecretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, além dereestruturar de forma eficiente a logística dos transportes coletivos esua integração, por meio do bilhete único, o BRT irá contribuir para adiminuição da poluição, da quantidade de veículos e,portanto, da emissão de gás carbônico na atmosfera.O prazo deelaboração e definição do projeto é de aproximadamente um ano, informoua representante do consórcio responsável, Ivanice Schutz Veiga, e terá três etapas: a primeira estudará formas de implantação de melhorias físicas e operacionais da via e proximidades; a segunda contarácom a cooperação das empresas de ônibus e dos municípios e buscaráracionalizar as linhas intermunicipais e municipais; a última estudaráa implantação do corredor BRT e de novos terminais. A partirdaí, deverá ser aberto um processo de licitação para a implementaçãodas obras e melhorias da via e não há previsão de conclusão do corredorexpresso. Além dos secretários estadual e municipal de Transportes, participaram da solenidade o prefeito do Rio, Eduardo Paes,o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, representantes dosmunicípios que também serão beneficiados pelo BRT (Duque de Caxias, SãoJoão de Meriti, Queimados, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita e NovaIguaçu), e das empresas de ônibus que operam na região.