Fim de semana deve ser de chuva em 15 estados e no Distrito Federal

03/01/2009 - 12h21

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Quinzeestados brasileiros e o Distrito Federal devem passar o fim de semanasob chuva forte, de acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil(Sedec). São eles: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás,Espírito Santo, Tocantins, Pará, Rondônia, Acre,Amazonas Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, SãoPaulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Segundoprevisões do Centro de Previsão de Tempo e EstudosClimáticos (Cpetc) e do Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet), áreas de instabilidade mantêm as condiçõesde pancadas de chuva hoje (3) em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,  Goiás e no Distrito Federal. Em alguns momentos, a chuvapode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricase de rajadas de vento. De acordo com o alerta, as chuvas deverãoficar concentradas entre o final da tarde e período noturno.

NoEspírito Santo, até domingo (4), áreas deinstabilidade voltam a provocar pancadas de chuva, também comrisco de descargas elétricas e ventos fortes. O alerta tambémvale para o Norte do Brasil, principalmente para Tocantins, Pará,Rondônia, Acre e Amazonas.

No Sul, aformação de um sistema de baixa pressão vaicriar áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva noParaná e em boa parte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina,o total de chuva que será acumulado atédomingo será entre 100 mm e 200 mm, o que já deixou aDefesa Civil estadual em alerta.

O alertada Sedec para Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais éde pancadas de chuva, acompanhada de descargas elétricas e derajadas de vento (40 a 50 km/h), especialmente em áreasisoladas do Rio de Janeiro, principalmente no norte e áreasserranas; centro, leste e norte paulista. O alerta vale para todo oestado de Minas Gerais.

Arecomendação da Defesa Civil é evitar áreasde alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros ebarreiras. Além disso, a população deve evitar otráfego em sujeitas a alagamentos localizados e tambémlugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteçãocontra raios e ventos fortes.