Redução no IPI impulsiona venda de veículos novos em São Paulo

15/12/2008 - 21h00

Elaine Patricia Cruz e Ivy Farias
Repórteres da Agência Brasil
São Paulo - As vendas de carros em São Paulo cresceram cerca de 30% no primeiro fim de semana após a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciada pelo governo na última quinta-feira (11). Cerca de vinte mil pessoas passaram pelo feirão da General Motors (GM), realizado em São Caetano do Sul (SP). E segundo o gerente regional de marketing e vendas da GM, Rodrigo Rumi, os consumidores ficaram “surpresos com a redução dos preços” dos veículos.“Foi um final de semana surpreendente tanto em volume de pessoas quanto em vendas”, disse à Agência Brasil.Segundo Rumi, o segmento de carro popular (Celta, Classic e Corsa) representou 55% das vendas. O modelo Celta Life de duas portas, por exemplo, com preço de fábrica sugerido a R$ 26,9 mil, chegou a ser comercializado por R$ 23,5 mil com a redução do IPI. Essa economia, de acordo com o gerente da GM, foi aproveitada pelo consumidor na compra de acessórios para o veículo adquirido.“Acho que a redução do IPI foi o fator chave de sucesso. As vendas neste final de semana foram 30% maior do que no final de semana anterior”, afirmou Rumi, acrescentando que a expectativa da montadora para o primeiro trimestre do próximo ano “é otimista”.Já nas concessionárias Itavema, na capital paulista, mesmo sem a realização de feirões, o aumento nas vendas de veículos foi de 44% em relação aos dois fins de semanas anteriores. Um dos veículos mais comercializados foi o modelo Uno Mille Economy, vendido por R$ 20,990 mil – quase R$ 2 mil mais barato do que o preço anterior sem a redução do IPI (R$ 22,690 mil).“Estávamos esperando por isso. Tinha que acontecer algo positivo. Com o incentivo fiscal do governo ficou muito melhor”, disse Ana Maria Junqueira, gerente da Itavema. Procurada pela Agência Brasil, a assessoria de imprensa da Fiat disse que não havia concluído o balanço de vendas de veículos deste fim de semana. Já a Volks informou que não costuma divulgar o balanço de vendas de seus feirões.Ao participar de um evento hoje (15), em São Paulo, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, falou sobre o crescimento nas vendas de veículos novos, impulsionados pela redução no IPI.“Em relação aos carros novos, todas as marcas aumentaram as vendas, em média, em 30%. No caso dos carros usados, o governo não pode interferir. Os bancos pequenos devem receber financiamento dos carros usados e esses 30% certamente terão reflexo [na venda] nos carros usados porque carro usado é moeda de troca”, disse.A redução do IPI vai até 31 de março de 2009. O corte temporário do imposto federal tem como objetivo tentar recuperar as vendas de veículos novos no país, que apresentou queda nos últimos meses em virtude da crise financeira internacional.