Produção de televisores no Amazonas aquece economia local

06/12/2008 - 11h46

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - Nem acrise financeira internacional e nem a queda de 3,5% registrada na produçãoindustrial do Amazonas, no mês de setembro em comparação com outubro, parecem ter assustadoos fabricantes e comerciantes de televisores no estado neste fim de ano. Nacontramão do índice negativo divulgado ontem (5), pelo InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o coordenador-geralde Estudos Econômicos e Empresariais da Superintendência da Zona Franca deManaus (Suframa), José Alberto da Costa Machado, afirma que a produçãode televisores no Pólo Industrial de Manaus (PIM) continua entre os setores quemais crescem no Amazonas e que, mesmo com os alertas de reflexos da crisefinanceira internacional no mercado nacional, não houve problemas com crédito, narelação atacado e varejo, desse tipo de produto no comércio local.

"O créditopara aquisição de TVs, de modo geral, é um crédito oferecido pelas própriaslojas de varejo e não por outras fontes de financiamento. Por isso, essaquestão da ausência de crédito, que parte da economia brasileira vemexperimentando, não atinge esse segmento no Amazonas ou, se chegar a atingir,atinge de forma muito superficial. O crescimento dessas vendas éconstante", disse Machado, em entrevista à Agência Brasil.

De janeiro asetembro, as empresas do PIM tiveram faturamento acumulado de US$ 23,9 bilhões.O lucro representa um crescimento de 32,17% em relação ao mesmo período de 2007.Os setores eletroeletrônicos e de fabricantes de motocicletas, respectivamente, lideram o rankingdos setores com melhor desempenho no parque fabril de Manaus. Do total faturadonos primeiros nove meses do ano, 28,77% correspondem às indústrias deeletroeletrônicos e 27,18% ao segmentode motocicletas.

Para o diretorde marketing de uma das maiores redes de supermercados no Amazonas, GutoCorbett, as expectativas de venda de televisores no mês de dezembro sãopositivas. Segundo ele, não houve ainda mudança significativa no índice devendas de televisores nos últimos meses.

"Nãoregistramos aumento nem diminuição. No caso das nossas lojas, o que houve foiuma pequena redução no número de parcelas para pagamento, que estavam em dezvezes e foram para seis vezes, mas sem prejuízos às vendas", contou.De acordo com ogerente, as novas tecnologias de LCD e plasma são as mais procuradas atualmenteno setor de televisores. No caso da rede de lojas que representa, trabalha-secom cartão próprio e cartões de outras empresas para o comércio doseletroeletrônicos. Segundo Corbett, apesar da diminuição no número de parcelaspara pagamento, a rede conseguiu manter os preços nos televisores vendidos.

"Podeocorrer que haja períodos com promoções para pagamentos em dez vezes. A reduçãopara seis vezes se deu por causa das variações de juros e porque conseguimosuma negociação um pouco melhor, ou seja, conseguimos manter uma parcela comvalor acessível, apesar de tempo menor para se pagar. Para esse período deNatal, consideramos que foi a melhor opção para nossa empresa",acrescentou.

Em dezembro,somente em função do pagamento do 13º salário dos servidores públicosmunicipais, efetuado nesta semana, Manaus irá receber um incremento na economia de aproximadamente R$135 milhões.

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus é que, comesse pagamento, somado aos valores que também serão pagos aos servidoresestaduais, federais e das indústrias, até o dia 20, as vendas de Natal nocomércio local comecem mais cedo este ano. A expectativa é que, entre a últimaquinzena de novembro e o mês de dezembro, registre-se aumento por volta de 30% ou até40% nas vendas.