Aeronáutica apresentará relatório para parentes de vítimas da Gol na quarta-feira

06/12/2008 - 17h45

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Centro de ComunicaçãoSocial da Aeronáutica, por meio de nota divulgadahoje (6), informou que o relatório final do acidente com o vôo1907 será apresentado aos parentes das vítimas na próxima quarta-feira (10), às 13h, no Centro de Investigaçãoe Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, emBrasília.De acordo com a nota, as famílias foramconvidadas ontem (5) para participar da apresentação do documento. A Aeronáutica só vai  divulgar o conteúdo do relatório à imprensa depois de cumprir o compromisso de dar as informações primeiro aos parentes das vítimas.Segundo reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, orelatório mostra que ospilotos do jato Legacy, que colidiu com o Boeing da Gol, em setembro de2006, manusearam o transponder de forma errada. A colisãocausou a segunda maior tragédia da aviaçãobrasileira, com a morte de 154 pessoas.Na nota, a Aeronáuticanão confima e nem nega o conteúdo da reportagem einforma alguns pontos do relatório. De a acordo com aAeronáutica, não foram encontrados erros de projeto oude integração nos equipamentos de comunicação,transponder e Tcas (anticolisão) da aeronave N600XL (Legacy).O relatórioconcluiu ainda, de acordo com a Aeronáutica, que, entre os dias29 e 31 de janeiro, os dois pilotos americanos foram ouvidos, individualmente, na sede do NTSB (National TransportationSafety Board), em Washington, nos Estados Unidos. Na ocasião, eles ouviramas duas horas de gravação do áudio registrado pelacaixa-preta da aeronave N600XL e responderam a um longoquestionário elaborado pela comissão de investigação do acidente.No depoimento, ospilotos disseram que não realizaram nenhuma açãointencional para a interrupção do funcionamento dotransponder e, conseqüentemente, do sistema anticolisãoda aeronave, assim como também não perceberam ourecordam de terem feito algo que pudesse ter ocasionado ainterrupção, de forma acidental, do funcionamento dosreferidos equipamentos.De acordo com a nota,assinada pelo chefe do Cenipa, brigadeiro-do-ar Antonio CarlosMoretti Bermudez, algumas normas e procedimentos não foramcorretamente executados na ocorrência, o que levou a comissãoa analisar os motivos pelos quais isto ocorreu, com o objetivo deelaborar recomendações de segurança de vôo.O relatórioconcluiu ainda que não se encontrou, entre as causas do acidente, indicaçãode influência de cobertura radar, por ineficiência oudeficiência de equipamentos de comunicação, evigilância no controle de tráfego aéreo.